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A Mentalidade Necessária Para a Mudança Corporal

A Mentalidade Para Construir um Físico Incrível

Realizei alguns atendimentos de coaching neste mês de algumas pessoas que seguem meu canal. E, como eu esperava, boa parte destas pessoas já sabiam o que fazer para atingir o seu físico alvo.

Pensavam que estava faltando algum detalhe que os impedia de obter resultados. Faziam perguntas simples que eles já sabiam responder

E é neste momento que fico extremamente feliz por ter cursado Psicologia, pois mesmo não exercendo a profissão, apliquei meu conhecimento para as questões que envolvem a mudança do físico que vão além da psicologia em si.

Eles não estavam errando com nada em relação ao déficit calórico ou progressão do treino de força. A razão pela qual eles não estavam obtendo mais resultados era muito mais simples: Eles não estavam fazendo o que sabiam que deveriam fazer.

Tenho certeza que você consegue compreender isso. Todos nós sabemos o que devemos fazer, seja para emagrecer ou ganhar massa muscular. Usando um exemplo: Todos nós sabemos o que precisamos fazer para arrecadar mais dinheiro, mas então, qual é a razão de não conseguirmos atingir isso?

Assista o vídeo sobre este artigo clicando na imagem:

Como controlar seu Comportamento

Por que não fazemos o que queremos fazer

Você sabia que 95% das nossas ações são habituais? Isso significa que 95% do que fazemos, ocorre sem o pensamento consciente. O que realmente controla o nosso comportamento é a imagem que temos de nós mesmos em nossa mente. Essa imagem é o parâmetro pelo qual regemos nossa vida.

Um autor chamado Bob Proctor realizou uma palestra sobre seu livro, voltado para a área de potencial humano.
Em um de seus seminários, Bob disse algo de extrema relevância que nenhum de nós deveria se esquecer:

“A parte de você que sabe o que deve ser feito não é a mesma parte que controla o seu comportamento. A mudança habitual a longo prazo NUNCA é um resultado de domínio próprio ou poder de escolha.
Resultados a longo prazo SEMPRE serão iguais à imagem que você tem de si”

Talvez você já tenha notado isso. Já parou para pensar que a sua vida é exatamente da forma como você idealiza em sua mente ?
Você tem a quantidade de dinheiro que se imagina tendo; Você tem as roupas que tem, pois antes de comprá-las isso foi imaginado em sua mente. A sua casa está organizada da forma que você construiu em seus pensamentos. E da mesma forma, você tem o físico que consegue imaginar tendo.

Um Dr. chamado Maxwell Maltz popularizou o seu estudo sobre a psicologia da autoimagem, após trabalhar com centenas de pacientes com o seu livro: Psycho-Cybernetics, chegou à conclusão que a nossa autoimagem controla o nosso comportamento como se fosse um termostato.

E para você compreender este conceito de forma completa, nada melhor do que um gráfico:
“Durante o inverno você ajusta o termostato para manter uma certa temperatura, vamos dizer que seja 22°

 

Caso a temperatura fique abaixo de 22°, o termostato irá detectar esse desvio do padrão estabelecido, e então aquece até a temperatura voltar ao normal. *o mesmo evento ocorreria em um estado de aumento de temperatura.

 

Quando a temperatura retorna para 22°, o aquecedor é desligado.

Outra variável possível é caso a temperatura se eleve acima dos 22º, que causaria uma redução na temperatura, e fazendo assim, do mesmo modo, o impulso em direção à normalidade habitual.

Isso se aplica exatamente da mesma forma com qualquer processo de mudança corporal, vejamos abaixo:

 

Qual é a sua autoimagem atual ?

Aqui está um teste divertido para você analisar como a sua autoimagem está programada. Imagine-se na praia este verão, a sua aparência física é de alguém definido e musculoso? Ou você se imagina da forma como está agora?

Caso você se imaginou em seu estado atual, você já tentou se desviar desta imagem por algumas semanas ou uns 3 meses, por exemplo? Provavelmente não. Você pode até ter alcançado resultados bons e ter emagrecido, mas após isso o que ocorreu é que você gradualmente foi retornando à imagem que você tem construída em sua mente.

O modo como a sua autoimagem controla o seu comportamento, é exatamente conforme a sua “voz da razão”. Todo momento que você começa a melhorar e progredir, ou até mesmo piorar e regredir, esta “voz da razão” te impulsiona e te convence para retornar ao estado de normalidade.

Você terá pensamentos como estes:

“Eu fiz tudo certo esta semana, eu mereço um dia do lixo”
“Talvez eu coma uma sobremesa hoje, eu como menos amanhã para pagar”
“Estou ficando muito magro, acho melhor parar o processo de definição”

 

É necessário você compreender que estes pensamentos não são seus !

Eles são criados e fortalecidos através dos seus hábitos antigos, e estão tentando corrigir o desvio da normalidade em direção à sua autoimagem.

 

Como a sua autoimagem atual foi criada

A nossa mente é dividida em duas partes: A mente consciente e a inconsciente e ambas afetam as ações físicas do nosso corpo.

A mente consciente toma conta das faculdades mentais como: razão, imaginação, ação/vontade, memoria, percepção e intuição, ou seja é a parte que pensa, e que é responsável pela tomada de decisões.

A mente inconsciente tem um papel diferente. Primeiramente, ela controla todas as funções do corpo, como respirar, bombear sangue, ativação do sistema imunológico, etc. Mas é aqui onde se localizam os nossos hábitos.

A mente inconsciente toma as ações repetitivas do consciente e as tornam ações automáticas. A razão para isso, é para que você consiga executar estas ações sem parar para pensar sobre, antes de realizá-las, deixando as suas faculdades mentais livres para focar nas outras coisas.

Vou te dar um exemplo para ficar mais compreensível:

No momento em que você aprende como dirigir, toda a sua atenção consciente está focada em mudar a marcha, freiar, girar o volante, olhar no retrovisor, checar a velocidade, etc, ou seja, garantindo que você não bata o carro.

Mas, quando você repete essas ações por tempo suficiente, elas se tornam inconscientes e automáticas. Agora você consegue dirigir ao mesmo tempo que fala no celular (não que isso seja recomendado, risos). No momento em que suas ações se tornam inconscientes, o seu consciente fica livre para direcionar a atenção para outras atividades.

 

 

Sua Autoimagem é Inconsciente!

A sua autoimagem é a soma de vários comportamentos, pensamentos, e hábitos e está localizada na mente inconsciente. Ela foi plantada lá assim como qualquer outra coisa, por meio da repetição.

Se você foi exposto à um ambiente onde as pessoas falam muito sobre pobreza e como é tão difícil obter dinheiro, através da repetição destes pensamentos, uma semente foi plantada no seu inconsciente, isso se torna parte da sua autoimagem, que lentamente se fortalece e se fixa, tornando cada vez mais difícil de mudar.

Se você foi exposto à um ambiente onde a comida é abundante e muitas pessoas estão com sobrepeso, por meio da repetição de pensamentos, foi plantado em sua mente inconsciente e se tornou parte de quem você é hoje.

Por exemplo, você sabia que as suas chances para se tornar obeso é de 57% se um amigo próximo, ou algum familiar é obeso? Isso é por causa que está sempre exposto aos hábitos e estilo de vida desta pessoa, que eventualmente se transforma no seu comportamento também, a menos que a sua personalidade seja mais forte que a da pessoa e acabe moldando ela. “Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes”. (1 Coríntios 15:33)

 

Como Mudar a Autoimagem

Finalmente chegamos na parte prática, existem dois meios de mudar a autoimagem:

Um Evento Emocional Impactante

Todos nós ouvimos à respeito de pessoas que mudaram completamente as suas vidas, após um acontecimento que impactou profundamente as suas emoções. Um acidente de carro, a perda de alguém que amava, humilhação pública, uma vitória inesperada, ter um filho, perder seu lar; Qualquer um destes incidentes podem acarretar em mudanças drásticas, mas não conseguimos controlar estes eventos.

Então, aguardar para um evento impactante para mudar a sua vida, talvez não seja a melhor estratégia para se motivar para mudança, então vamos abordar isso de outra forma.

Auto Sugestão: Repetição constante do seu objetivo

Quando você repete uma ideia ou imagem por tempo suficiente até ela tomar posse da mente inconsciente, que eventualmente se tornará um pensamento habitual. Além de um evento impactante, a auto sugestão é o único meio conhecido para influenciar o inconsciente.

Então à seguir proponho dois métodos de auto sugestão:

  1. Carregar uma carta de metas ou objetivos.
  2. Constantemente assistir vídeos, e literaturas relacionados com os seus objetivos.

 

Carta de metas e objetivos

Este método é simples, basta você escrever suas metas e objetivos em um cartão que caiba em sua carteira ou em seu bolso, e você o lê máximo de vezes possível durante o dia, considerando o mínimo de duas leituras diárias, ao acordar e ao dormir.

O motivo pelo qual é recomendado deixar essa carta perto de você, é para que você tenha acesso à ela e que constantemente te lembre das suas metas e dos seus objetivos pessoais. Mesmo deixando na carteira, é muito fácil de se esquecer, e todas as vezes que você ler, a imagem que você tem de si em relação ao desejo deste objetivo irá aparecer em sua mente. Repita isso o suficiente até que aquela imagem acabe sincronizando com a sua autoimagem.

Esta é uma ideia do Bob Proctor, e ele a adquiriu por meio do Napoleon Hill, autor do livro chamado Think and Grow Rich um dos melhores livros de auto aprimoramento que existe, e é assim que Napoleon Hill explica como que a carta de metas e objetivos funciona:

“Qualquer objetivo definitivo que seja deliberadamente fixado na mente e mantido ali, com a determinação de realizá-lo, finalmente satura toda a mente subconsciente, até que ela automaticamente influencie a ação física do corpo para a realização desse propósito.”

 

“Seu objetivo principal definitivo na vida deve ser selecionado com cuidado deliberado, e depois que ele foi selecionado deve ser escrito e colocado onde você vai vê-lo pelo menos uma vez por dia, o efeito psicológico do que é para impressionar este propósito sobre o seu subconsciente tão fortemente que aceita esse propósito como um padrão ou modelo que acabará por dominar suas atividades na vida e levá-lo, passo a passo, para a realização do objeto de volta desse propósito.”

 

Em outras palavras, Napoleon Hill explica que por meio da repetição da imagem apresentada na carta pessoal, é tomada pelo seu subconsciente e se torna parte da sua autoimagem.

Quando isso ocorre, as ações que você passa a ter desejo de realizar serão as que te aproximarão da conquista de seu objetivo. Ou seja, ao invés do impulso para comer alimentos inúteis para seu objetivo será substituído por impulsos que somarão ao seu foco.

É isso que ocorre quando você carrega uma carta pessoal de metas e objetivos por tempo suficiente! A imagem apresentada no seu cartão irá dominar os seus pensamentos e todas as ações necessárias irão ser direcionadas para a obtenção do mesmo.

 

Como Fazer a Carta de Metas e Objetivos

Existem duas formas neste mundo de se alcançar sucesso extraordinário em qualquer área de sua vida:

  • Competência inconsciente
  • Competência adquirida por escolha e estudo

Muitas pessoas que “explodiram” rapidamente com o sucesso, geralmente são aquelas que possuem a competência inconsciente, e se você perguntar para elas a razão delas fazerem tão facilmente o que fazem, elas simplesmente diriam que elas amam tanto o que fazem ao ponto, de achar estranho que as pessoas não fazerem o mesmo.

Como escrever sua carta:

  1. No topo da carta escreva seus objetivos e as datas na qual pretende atingir. Seja específico, não diga apenas, quero ter um corpo incrível. Precisa ser definitivo para que a imagem em sua mente fique clara.
  2. Embaixo você escreverá o que dará em troca para a obtenção deste objetivo. Não existe ter algo a troco de nada, sua meta será alcançada em troca do seu esforço.
  3. Descreva as condições nas quais você quer atingir este objetivo. Ou seja, o seu estado emocional, se seu objetivo envolverá um aumento de sua rede social ou não, e como será o seu estilo de vida ideal.
  4. Coloque fotos de pessoas que te inspiram neste cartão, para constantemente te lembrarem disto, claro, isso é opcional.

A Lei da Contemplação

Pela contemplação você será transformado, está é uma variável que envolve a auto sugestão e repetição constante do seu objetivo, “É lei, tanto da natureza intelectual como da espiritual, que, pela contemplação, nos transformamos. O espírito gradualmente se adapta aos assuntos com os quais lhe é permitido ocupar-se. Identifica-se com aquilo que está acostumado a amar e reverenciar.” (Ellen White, Mente, Caráter e Personalidade, pág. 331).

Aquilo com que alimentamos nossa mente irá se refletir em quem somos. Essa é a mesma regra apresentada na estratégia da carta, a exposição diária com o tema do assunto no qual envolve seu objetivo irá gradualmente moldar a sua mente para tornar habitual as ações do corpo em direção ao objetivo.

Então, uma estratégia que nos é oferecida neste século, são as abundantes fontes de informações que temos ao nosso alcance por meio da internet e livros. Independente do seu objetivo, veja videos, palestras, aulas, documentários, debates, e outras fontes de informações que coincidem com o que você deseja.

É bem possível que o que você queira já exista alguém no mundo que já fez ou esteja fazendo, aprenda com está pessoa. Faça anotações e avance cada dia mais para você atingir suas metas!

 

CONCLUSÃO

  • A razão na qual você falha em atingir seus objetivos físicos, é possivelmente devido a sua autoimagem.
  • Você nunca conseguirá alcançar objetivos maiores do que a sua autoimagem, você precisa usar a auto sugestão.
  • As formas de auto sugestão recomendadas são: O método da carta ou se expor ao máximo para pessoas, vídeos, livros, que somem ao seu objetivo.

 

Consultoria & Acompanhamento com Giancarlo Eidler: Caso deseje uma consulta de Coaching envie um e-mail para Giancanalverde@gmail.com e agende já !

 

Giancarlo Eidler
Giancarlo Eidler
Escritor, Palestrante, Culinarista, Coach, Youtuber. Possuo graduação em Psicologia e em breve Tec. em Nutrição e Dietética. Bem vindo ao exército VegEstrito !

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