Quais Líquidos Posso Tomar Durante o Jejum Intermitente

Aumente sua Imunidade com Jejum Intermimtente
10/07/2017
Receita Proteica: Grão-de-bico Assado
21/10/2017
Show all

Quais Líquidos Posso Tomar Durante o Jejum Intermitente

O que posso tomar sem quebrar o jejum?

A sensação de fome no período de jejum é totalmente normal, principalmente se é algo novo para você.

seu corpo ainda não está acostumado com isso, a tendência natural de sua fisiologia é ter o que está habituada a ter e nos mesmos horários que costumava ter.

É uma questão de adaptação, mas durante o período de jejum é possível você utilizar líquidos estrategicamente para reprimir a fome e tornar a aplicação do jejum muito mais agradável.

A regra principal é: Tomar líquidos que possuam zero calorias que te agrade.

Meu líquido favorito para tomar durante o jejum é água com gás e regularmente eu misturo com 1-2 limões Taiti ou Siciliano.

  • Água Soborizada/Aromatizada:

Pode ser tanto com água com gás quanto a natural.  Corte umas rodelas de limão Taiti ou Siciliano.

Coloque folhas de menta, hortelã ou sua erva aromática favorita, gengibre, canela, ou outra fruta cítrica de seu gosto, deixe na água por no mínimo 12h e sua água ficará com sabor de sua escolha. Por você estar em jejum, suas papilas gustativas estão mais sensíveis, então você irá sentir a intensidade por trás das coisas naturais.

  • Chás e Café:

Tanto chás quanto o café, não possuem calorias, então eles não quebrarão o jejum, no entanto, eu não defendo que café ou outras bebidas estimulantes são saudáveis.

Apesar da cafeína proporcionar uma liberação de noradrenalina e reprimir a fome durante o jejum, o estímulo causado no sistema nervoso central acaba não fazendo tão bem o quanto dizem fazer.

Da mesma forma que contém estudos apresentando os benefícios da cafeína na performance de algumas atividades e na sensação de estar alerta. Existe também evidências de que a abstinência da cafeína acaba por reverter todo esse quadro de benefícios e afetando também o humor. Ou seja, é uma substância viciante, e tudo que vicia, deve ser evitado.

As bebidas estimulantes (fortes) são: cafeína, guaraná em pó, ginsem, chá verde, chá preto, chá mate. Já as estimulantes (fracas): Gengibre, Canela, Pimenta, entre outras especiarias.

  • Opções Zero Kcal Industrializadas:

Hoje existem incontáveis opções de bebidas com zero calorias, mas vou ser sincero: eu não confio em nenhuma. Eles adicionam muitos edulcorantes (adoçantes), aromatizantes, estabilizantes, flavorizantes. Muitos destes são cancerígenos, então não recomendaria para ninguém.

Eu prefiro utilizar a água com gás comum ou com limão pelos seus benefícios e para auxiliar na ingesta da vitamina C diária, além da água com gás ser excelente para reprimir o apetite e facilitar o jejum.

Giancarlo Eidler
Giancarlo Eidler
Escritor, Palestrante, Culinarista, Coach, Youtuber. Possuo graduação em Psicologia e em breve Tec. em Nutrição e Dietética. Bem vindo ao exército VegEstrito !

Os comentários estão encerrados.