Já parou de fazer exercício físico por causa de dores nas juntas ou no corpo?
Isso pode ser inflamação!
Quando exigimos de mais do nosso corpo, e não nos alimentamos da forma correta, suas juntas tornam-se o elo fraco, ele que absorve todos os impactos quando a musculatura não está aquecida ou desenvolvida.
Muitas vezes essa pequena dor que vai e vem, transforma-se em uma dor aguda, que cronicamente manifesta seu incomodo. Tornou-se uma inflamação.
Consequência:
vou precisar parar de me exercitar para me recuperar, e perder tudo que ganhei.
Eu passei por isso !
Fiquei com dor por muito tempo, então estudei profundamente sobre meios e tratamentos naturais, e o que eu descobri é que estes alimentos anti-Inflamatórios são super acessíveis, e inclusive, boa parte deles eu já tinha em casa!
Então compilei este estudo em um pequeno artigo, e desenvolvi um vídeo, para assistir, basta clicar na imagem abaixo:
Mas caso goste de ler também, listei abaixo todas as informações e artigos mencionados:
Beterraba:
As beterrabas contêm betanina e vulgaxantina, dois fitonutrientes que reduzem a inflamação inibindo as enzimas COX que são conhecidas por provocar inflamação.
Se você já tomou aspirina, a aspirina é um antiinflamatório pois inibe esta mesma enzima COX. As beterrabas também são uma fonte riquíssima de um nutriente chamado betaína, que ajuda a proteger as células do estresse ambiental e é conhecido por ter efeitos antiinflamatórios significativos. De acordo com pesquisadores, o consumo de betaína está relacionado à redução da inflamação e proteção contra outras doenças.
De modo geral, as beterraba lutam para reparar o dano celular causado pela inflamação, contém altos níveis de magnésio, e uma deficiência de magnésio está fortemente ligada a condições inflamatórias.
Abacaxi:
Os abacaxis contêm uma enzima conhecida como bromelina. A bromelaína tem um poderoso efeito anti-inflamatório no corpo. Estudos descobriram que, devido à natureza anti-inflamatória da bromelina, ela tem a capacidade de auxiliar no tratamento de artrite reumatóide, síndrome do intestino irritável e dor nas articulações. Também é capaz de quebrar a fibrina, uma proteína que causa coágulos sanguíneos.
Gengibre:
O gengibre contém um composto anti-inflamatório particularmente potente chamado gingeról. Os gingeróis são a razão pela qual muitos sofredores de artrite ou artrite reumatóide sofrem níveis de dor reduzidos quando consomem gengibre regularmente.
Um estudo comparou os efeitos do extrato de gengibre em um placebo em 247 pacientes com osteoartrite (OA) do joelho. O gengibre reduziu a dor e a rigidez nas articulações do joelho em 40% em relação ao placebo! O gengibre também contém um composto, conhecido como 6-Shogaol, que inibe a liberação de produtos químicos causadores de inchaço que causam danos aos neurônios. (Estudos na descrição).
Açafrão:
Tradicionalmente usado em medicina chinesa e indiana para tratar artrite, o açafrão/curcumina bloqueia citocinas inflamatórias e enzimas, incluindo a ciclo-oxigenase-2 (COX-2), o que reduz a inflamação. A (COX-1) promove a produção de plaquetas na mucosa do trato digestivo, sendo benéfica para o corpo, medicamentos como aspirina ou ibuprofeno podem causar sangramento no estômago e intestino, caso a dose seja elevada. Isso ocorre pois medicamentos anti-inflamatórios bloqueiam a COX-1 e COX-2, já o açafrão/ curcumina não. Um ensaio clínico de 2010 descobriu que um suplemento de açafrão com 75 por cento de curcumina proporcionou melhora a longo prazo na dor e função em 100 pacientes com osteoartrite do joelho! Em um pequeno estudo de 2012, a curcumina mostrou reduzir a dor nas articulações e o inchaço em pacientes com artrite reumatoide ativa melhor do que o diclofenaco, um fármaco anti-inflamatório não esteroide (NSAID).
Alho:
Como mencionado anteriormente, a produção de citocinas promove inflamação, e o alho, consumido de forma favorável, contém quatro compostos sulfúricos que apresentam ação anti-inflamatória. Um estudo de 2012 descobriu que esses quatro compostos são capazes de inibir a produção de prostaglandinas, citocinas e interleucina – todos os quais promovem a inflamação. Estes antioxidantes inibem a peroxidação lipídica (oxidação ou “mau funcionamento” das gorduras) e radicais livres, o que evita o dano oxidativo causado por radicais livres nas articulações.
Conclusão:
Apesar destes alimentos serem excelentes para a ação anti-inflamatória, é importante considerar que uso destes devem ser terapêuticos, e sempre veja com seu médico antes de passar a consumir de forma funcional qualquer tipo de alimento ou medicamento. O açafrão consumido antes de uma cirurgia pode ser fatal, ou até mesmo grávidas podem sentir sintomas negativos.
Entro em detalhes sobre os temperos no meu livro Vegan Fitness Cheff.
Ele contém:
• Guia de Temperos, Ervas & Especiarias:
-Dicas de plantio;
-Uso culinário;
-Princípios medicinais;
-Precauções no uso;
• Guia de Facas
• Tabelas de conversão de unidades de medida
• Capítulos que ensinam como cozinhar para
desenvolver um físico musculoso e definido
• Receitas anabólicas
Adquira já! Vegan Fitness Cheff
Referências:
Betaína & Performance:
1 – https://link.springer.com/article/10.1007/s00726-014-1748-5
2 – https://www.ajas.info/upload/pdf/19-66.pdf
3 – http://docsdrive.com/pdfs/academicjournals/ajava/0000/15341-15341.pdf
4 – Benefícios comprovados de Beterraba; Healthy Focus : https://healthyfocus.org/benefits-of-beets/
5 – Abacaxi é bom para inflamação?: http://www.stylecraze.com/articles/is-pineapple-good-for-inflammation/#gref
6 – Bromelain | University of Maryland Medical Center : http://www.umm.edu/health/medical/altmed/supplement/bromelain
7 – Omêga 3 e saúde celular: http://ucsdnews.ucsd.edu/pressrelease/why_omega_3_oils_help_at_the_cellular_level/
8 – Benefícios comprovados de Alho: https://www.naturalarthritistreatments.net/arthritis-in-general/garlic-for-arthritis
9 – Gengibre e Inflamação: http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=72
1 0 – Gengibre e ósteoartrite: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/1529-0131(200111)44:11%3C2531::AID-ART433%3E3.0.CO;2-J/full
11 – Gengibre e artrite: http://blog.arthritis.org/living-with-arthritis/health-benefits-of-ginger/
12 – benefícios comprovados do gengibre: https://www.globalhealingcenter.com/natural-health/health-benefits-of-ginger/
Muito Obrigado,
Giancarlo Eidler.